Tradutor

Entrevista em comemoração a 1 ano do blog!

by - novembro 13, 2011

Olá leitores do Página de Leitura,

Hoje o post de entrevista será especial e coletivo. Especial porque o blog está, neste mês, comemorando aniversário! Um ano de posts com as novidades do mundo literário. E para comemorar em grande estilo, convidamos três leitoras que estão sempre presentes aqui no Página de Leitura, para darem a entrevista, são elas: Marina do blog Distribuindo Sonhos , Mariana e Gilciany do blog Ler e Pensar é só Começar. E a Lidi, acabou também me convidando (eu Fernanda) para responder a entrevista, e eu, topei. Afinal eu sou fã do Página de Leitura. Mas chega de papo né? Vamos conferir essa entrevista super especial !

Marina , Mariana, Gilciany e Fernanda

1) Para começarmos a entrevista, por favor, faça uma pequena descrição de si mesma...
Marina: Sou péssima para me descrever, mas vou fazer o possível. Tenho dezessete anos, sou mineira e vivo em Contagem (MG). Atualmente estou cursando o terceiro ano do ensino médio, e ando estudando feito louca para conquistar minha vaga no curso de Engenharia Civil na UFMG. Três das maiores paixões da minha vida são a leitura, a escrita e a música, mas essas perdem feio para meu amor por animais, que é imenso. Amo meu cachorro como se realmente fosse meu filho. Sonho em escrever um livro, em ser uma profissional realizada e montar meu enorme abrigo para cães abandonados.

Mariana: Meu nome é Mariana tenho 16 anos. Sou uma garota, que parece quieta  e tímida, mas que quando começa a falar não pára ainda mais se o assunto for livros. Adoro dar risada e fazer piada de tudo. Tenho uma vida quase normal e muito agitada, mas claro, sempre arranjo um tempinho para relaxar e me jogar na leitura!! Outras coisas que adoro fazer é assistir a filmes e ouvir uma boa música.

Gilciany: Sou a Gilciany, tenho 27 anos, formada em Letras, professora de português, mãe de um filho lindo chamado André, curiosa, alegre, medrosa e extrovertida. Amo ler, principalmente os clássicos literários. Adoro cinema, escrever coisas sem nenhum valor, brincar com meu filho, sair com os amigos, navegar na net e recentemente, escrever no meu blog e ler os blogs dos amigos.

Fernanda: sou a Fernanda, colunista daqui do Página de Leitura. Sou da área de tecnologia, me decidindo ainda se ano que vem vou para a área de segurança de informação ou computação gráfica. Tenho síndrome de abraçar o mundo, sempre estou com mil coisas na mente e em atividade. Amoo ler e me acostumei em ler todas as noites antes de dormir (este é meu horário da leitura), não consigo ler em ônibus, na rua, em barzinho, em cantinas, etc, porque quando leio me concentro tanto no livro que me desligo do mundo ao redor. Amoo fotografar (sou totalmente amadora), amo viajar, conhecer novos lugares.Sou calma e alguém que procura ser ao máximo discreta, gosto de chegar nos lugares sem chamar a atenção e sou bastante observadora. Há claro! Amo blogs e internet.

2) O gosto por livros, começou quando em sua vida?
Marina: Eu comecei a ter interesse pela leitura com mais ou menos nove anos, mas esse interesse só virou paixão com os lançamentos dos filmes de Harry Potter, que me fizeram correr atrás dos livros da série.

Mariana: Sempre gostei de ler desde criança, porém não era algo tão frequente como agora. Mas  quando estava na oitava série, peguei o livro “Senhora” de José de Alencar que estava em minha casa e comecei a lê-lo. O detalhe é que eu não dava a mínima importância para ele antes, e julgava que não era bom, simplesmente devido á capa e porque acreditava que era muito antigo. Mas eu estava enganada, pois me apaixonei tanto por sua história que partir disso percebi que nos livros poderia encontrar aventuras, romances maravilhosos e heroínas que podiam fazer parte de minha vida... Então não parei mais, e hoje acho difícil ficar sem meus livrinhos rsrsr.

Gilciany: Inicialmente aos cinco anos de idade, quando aprendi a ler. Depois me apaixonei por completo pelos livros, mas não tinha tanto acesso a eles, por falta de condições. Só pude ler mais, quando me mudei para São Paulo aos 11 anos, por que a escola em que eu estudava tinha alguns livros e eu vivia pegando algum emprestado para ler.

Fernanda: quando criança logo após eu ter aprendido a ler. Meu pai todos os meses, trazia gibis para mim, eu sendo criança não sabia dizer se aquilo era algo que eu queria ou não (ler gibis), mas eram presentes né? Eu tratava de curtir os presentes mensais. Sem querer com essa, comecei a gostar de ler e me acostumei tantooo que quando fui crescendo e descobrindo os livros, virei leitora assídua (inclusive de jornais, revistas, placas de sinalização e tudo mais que aparecer na minha frentes com letrinhas, hehehe).

3) Quais gêneros são seus preferidos? E os que não gosta?
Marina: Sou completamente apaixonada por livros de fantasia, principalmente se for medieval. Não sou fã de chick-lits e semelhantes, só me interessam caso tenham algo realmente especial na história. Também não gosto nem um pouco de livros com temas futurísticos, auto-ajuda ou que tratem de conflitos históricos, como a Segunda Guerra Mundial e relacionados.

Mariana: Gosto de todo livro que tenha um bom romance, pode ser chick-lit, YA, sobrenatural, fantasia e também gosto dos de aventura. O que não leio muito são os auto-ajuda e biografias.

Gilciany: Eu gosto de ler um pouco de tudo, mas confesso que amo romances policiais desde a adolescência e literatura fantástica a partir do momento que eu conheci a Terra Média de J. R. R. Tolkien em “O Senhor dos Anéis”, desde então assumi minha paixão por esse gênero.
Não curto muito, livros espíritas nem biografias, mas nada que impeça uma leitura caso necessário.

Fernanda: gosto de policias, aventura, fantasia , são meus preferidos. Não gosto de auto-ajuda.

4) Cite um (ou mais) livro (s) que te marcou e porquê.
Marina: Os livros que mais me marcaram foram, sem a menor dúvida, os da série Harry Potter. Além de serem os principais culpados do meu enorme amor pela leitura, essa história se tornou extremamente especial para mim e marcou inúmeros momentos da minha vida.

 Mariana: É muito difícil escolher apenas um, então separei três dos muitos que gosto:
 Um deles é “Senhora” de José de Alencar, porque foi o livro que me inspirou a mergulhar no mundo dos livros e me fez ver o quanto a leitura é prazerosa.
Adorei também ler a Saga Crepúsculo da Stephenie Meyer. Sei que muita gente não aprecia, mas eu sou fã, e foi a partir dela que comecei a comprar livros, pois até então só lia os que estavam disponíveis na biblioteca.
E não podia jamais deixar de falar de “Orgulho e Preconceito” da Jane Austen, que para mim é uma história que apesar de passar o tempo, não envelhece. Sou apaixonada por este livro e é um dos meus preferidos!

Gilciany: É muito difícil pra mim listar um apenas, pois tenho alguns livros que marcaram muito. Se for listar o primeiro da lista seria a trilogia d’O Senhor dos Anéis, por que li os três livros em menos de um mês, fiquei super doida com a história que chegava a sonhar com os personagens. Em segundo foi “O Crime do Padre Amaro”, por me deixar com o estômago embrulhado, sempre que penso nas canalhices que ele foi capaz de fazer e abomino de coração esse personagem. Em terceiro veio “Os sofrimentos do Jovem Werther”, pela angústia que me causou, principalmente nas últimas páginas, não conseguia terminar de lê-las, achei a descrição do autor muito forte e cheguei a ficar várias noites sem dormir, por causa disso. Quarto lugar “Uma crença silenciosa em anjos”, até hoje não consegui esquecer o enredo perfeito do Ellory, e o final esplêndido, que também me rendeu umas noites sem dormir direito.  E por último “Marley e Eu”, por achar que esta história é simplesmente cativante e me proporcionou muito momentos perfeitos: risadas, tristezas, lágrimas e um final de doer o coração.

Fernanda: tenho uma listinha de favoritos que aliás, tem um lugar separado na estante. No topo topo da lista: trilogia O Senhor dos Anéis - Tolkien. Amooooo essa trilogia devido a complexidade da história, a criatividade do autor que criou um mundo com mapas, raças, cores, linguagens, escrita, ... especialmente para a história. Fora que a história é algo que independente da época, se torna sempre algo atual. Em seguida na lista vem: Fortaleza Digital - Dan Brown, A Pilula do Amor-Drica Pinotti, Orgulho e Preconceito - Jane Austen e o mais novo livro da lista de favoritos: O Coração de Salatiel - Kézia Lôbo.

5) Como você conheceu o blog Página de Leitura?
Marina: Antes mesmo de ter a ideia de criar um, eu sempre adorei conhecer e visitar blogs literários. E foi passeando pela blogosfera que acabei encontrando o Page Reading.

Mariana: Conheci o página da leitura através do blog bookaholic no qual a Lidi escreve a coluna Bookaholic news. Soube que ela tinha um blog e comecei a visitar,  aí logo me tornei seguidora. Encantei-me com o jeitinho que ele é muito organizado, sempre trazendo novidades, resenhas, memes, e colunas.

Gilciany: Conheci o Page Reading através do blog Angel books, pois a Lidiane é colunista de lá e sempre participava das caixinhas de correio que a Angélica faz. Como eu assistia sempre, acabei vendo o link dela e entrando pra conhecer, gostei e desde então sempre visito o Page.

Fernanda: conheci através do blog Bookaholic. Eu e a Lidi somos colunistas lá e assim que a Lidi entrou para a equipe, eu procurei conhecer mais sobre ela e o blog dela, foi assim que conheci o Página de Leitura. Confesso que fiquei encantada com o blog logo na primeira visita.

6) Se pudesse escolher um livro que combinasse mais com o Página de Leitura...qual seria e porque?
Marina: Pergunta difícil... Acho que vou ficar com os livros que mais aproximaram o meu blog do Page Reading, que são os da série Como Treinar o Seu Dragão. A Lidiane lia minhas resenhas e comentava que também queria lê-los. Agora é ela que está lendo a série, e eu suas resenhas. E acabou sendo super bacana comparar nossas opiniões.

Mariana: Esta é uma pergunta difícil, porque acredito que o blog é bem diversificado então vários livros poderiam bem representá-lo. Mas quando o vejo lembro-me de Lonely Hearths Club que eu li há pouco tempo e adorei. O livro bem leve, jovem, divertido, e fofo e penso que o página da leitura tem estas características e assim como o livro capaz de agradar a todos...

Gilciany: Essa pergunta é dificílima de responder, mas vou tentar... Acho que um livro que combina bastante com o blog é “Fazendo meu filme”, não sei dizer exatamente o motivo, mas acredito que como o blog dá muitas dicas de filmes, tá sempre opinando sobre um ou outro, esse livro o descreve bem. Além disso, a Lidiane gostou muito dele.

Fernanda: ok..."feitiço virou contra o feiticeiro", hehehe, falo isso porque como fui eu que formulei a entrevista, agora me vejo frente a uma pergunta difícil, hehehehhe. Mas assim..vou escolher entre os livros que li...e escolho "Transformando Suor em Ouro" do Bernardinho. Porque? Porque o blog da Lidi, foi crescendo e amadurecendo aos poucos, e devido ao trabalho dedicado dela, se tornou esse blog lindo e vitorioso que é hoje.

7) O que mais gosta no Página de Leitura?
Marina: Resposta um pouquinho óbvia, mas bem verdadeira: adoro as resenhas da Lidiane. São ótimas, agradáveis e têm todas as informações necessárias para captar a ideia do livro resenhado.

Mariana: Gosto do blog como um todo. Mas aprecio muito das resenhas, porque através delas posso saber a opinião da Lidi sobre livros, e assim se estou indecisa se o livro é bom ou não, já tenho a opinião de outra pessoa. Isso ajuda bastante, além de ser interessante saber o que o outro pensa a respeito de certa obra.

Gilciany: Eu gosto de tudo por lá, mas o que eu mais gosto de ler são as resenhas, por causa da linguagem usada pela Lidi. As resenhas dela são sempre muito interessantes e refletem bem o que vamos encontrar no livro. Também curto os vídeos de caixinha do correio.

Fernanda: gosto de tudo, senão não seria colunista aqui. Mas se tiver que escolher algo, escolho as resenhas super bem feitas da Lidi e os vídeos dela.

8) O blog fará um ano em novembro, se pudesse escolher um presente de aniversário, qual seria?
Marina: Um kit especial com vários dos livros que vivo vendo a Lidiane comentando que quer ler, mas ainda não teve oportunidade. Com certeza não faltaria no kit todos os volumes das séries Harry Potter e Percy Jackson e os Olimpianos (que por sinal, eu amo de paixão!).

Mariana: Olha que coincidência também faço anivrsário em novembro!
O blog  faz aniversário é a gente que escolhe o presente?? Rsrsrs
Acho que uma boa forma de comemorar o aniversário seria propor uma  gincana literária. Nesta os seguidores iam cumprindo vários desafios e ao final os que participaram das etapas poderiam concorrer a sorteios de livros. Seria muito divertido...

Gilciany: Se eu pudesse escolher o que dar para a Lidi em homenagem ao níver do blog daria, claro que daria um dos livros que ela mais deseja ter para que ela pudesse resenhar no blog e alguns mimos, destes que só quem gosta de ler acha um máximo ganhar!

Fernanda: eu daria mais muitos anos de sucesso, de fãs, de amigos, de comentários, de novos seguidores e de alegrias.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pessoal, aí esta a entrevista coletiva na qual eu participei (obrigada Lidi pelo convite). Gostaram?

Aproveito para dar um comunicado: estou saindo do Página de Leitura.... Não que eu queira ou que a Lidi tenha me demitido, hehehe, mas não estou tendo tempo de me dedicar como o blog merece. Quando assumo uma responsabilidade, gosto de fazê-la da melhor forma possível, mas infelizmente não estou conseguindo fazer aqui. Meu blog literário, minha outra coluna, questões de trabalho e de estudos estão me deixando sem tempo para me dedicar a coluna daqui. E ainda tem o tempinho no qual precisamos ter para nós mesmas.. Deixo o Página de Leitura triste por não poder dar a ele a atenção necessária, massss deixo vocês com alguém muito especial que vai me substituir: Zilda do blog Cachola Literária. A Zilda vai ficar no meu lugar e tenho certeza que fará um trabalho maravilhoso!

Zilda: toda a sorte do mundo para você, bem vinda a coluna de entrevistas! Passo meu lugar a você com a certeza que você vai fazer posts ótimos. Vou vir conferir sempree sua coluna!
Lidi: mil vezes obrigada pelo convite de fazer essa coluna e mil desculpas por não poder dar conta. Visitarei sempre aqui e no que eu puder ajudar (em qualquer outra coisa a não ser uma coluna fixa, hehe), conte comigo.

Abraços carinhosos a todos!!

You May Also Like

6 comments

  1. Nossa, a entrevista ficou linda...

    Muito boa mesmo...
    Ah, e, Mariana, suas respostas foram mega criativas...rsrsrs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. eu também adorei a entrevista, as meninas foram muito criativas..

    Oobrigada pelas lindas respostas sobre o blog, fiquei muuuito feliz e bem mais motivada a postar resenhas e vídeos.

    ResponderExcluir
  3. Olha eu aqui *-* uashsausah
    Adorei participar da entrevista, e adorei as respostas das meninas também.
    Que o blog cresça cada vez mais e passe muitos aniversários com a gente! :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Mari, adorei as respostas de todas vocês, que sempre acompanhou o blog e conquistou como leitoras fiéis =)

    ResponderExcluir
  5. Adorei responder as perguntas também e adorei minha pequena participação no blog. Sucesso sempree ao Página de Leitura.

    ResponderExcluir
  6. Amei a entrevista coletiva Fê e fiquei muito feliz em saber que vc é fã do Tolkien, assim como eu. Cara o mundo dele é realmente fantástico né? Não tem como não se apaixonar por ele!
    Adorei as respostas das outras meninas, bem diversificadas e assim tivemos impressões diferentes de uma mesma pergunta. Gostei mesmo!
    Ai Fê, fiquei triste por vc não poder ficar, mas eu entendo essa sua falta de tempo realmente é mesmo muito complicado. Manter um blog ou uma coluna demanda tempo e dedicação, não é algo que vc possa vir e escrever rapidinho, tem que ter planejamento, pesquisa, responsabilidade e ainda mais sendo um blog de outra pessoa, e tão querida como a Lidi. Mas fazer o que né Fê, fiquei triste, pq não vou mais ver vc com suas famosas entrevistas, mas fico feliz que a Zilda vai assumir este papel e com certeza se sairá bem tmbm!
    Boas vindas pra vc Zilda!♥
    Bijokas pra vc Fê (com saudadinhas) e parabéns pra Lidi pelo níver do Page!!!

    ResponderExcluir