Tradutor

Filme Alice no País das Maravilhas, desafio 2024

by - março 01, 2024


Oi pessoal! Tudo bem?
O primeiro filme que assisti referente ao desafio foi "Alice no País das Maravilhas". Um filme de fantasia, riquissímo em reflexões para a vida real. 

A primeira coisa que chama a atenção são os detalhes da produção, cheio de cores, brilhos, contrates. Para quem não conhece de onde surgiu esse clássico, o autor, Lewis Carroll, contou a história de Alice pela primeira vez em 1862, aos 30 anos. Na época, era um professor de Matemática na Christ Church, uma das faculdades constituintes da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e era tutor de Alice Liddel, a filha de 5 anos do reitor. Na tarde ensolarada de 4 de julho de 1862, Lewis passeava de barco com Alice e suas duas irmãs mais novas. Para entreter as meninas, começou a inventar a história de uma menina que ia parar acidentalmente em uma terra fantástica. 

Alice Liddel é apontada por muitos biógrafos como a principal inspiração para a protagonista do livro: era astuta, curiosa e muito inteligente para a sua idade. Foi por conta de sua insistência que Carroll colocou a história no papel e a presenteou, no final de 1864, com o primeiro manuscrito da obra, chamada então de “Alice’s Adventures Under Ground” (que depois virou “Alice’s Adventures in Wonderland”, “Alice no País das Maravilhas”, no Brasil). 

A história se resume em uma jovem que ao seguir um misterioso coelho, embarca em uma aventura fantástica em um mundo mágico, repleto de figuras inusitadas. Tentando se encontrar no País das Maravilhas, ela acaba conhecendo personagens esquisitos, se metendo em grandes confusões e tendo grandes descobertas.

Eu amei o filme, já havia assistido uma vez e agora novamente para o desafio que me propus a fazer este ano. Dentre todas as lições que podemos tirar do filme, destaco as seguintes, que levei como lições para a minha vida;

  • "A única forma de alcançar o impossível é acreditar que é possível" e "Isso só é impossível se você acreditar que é" falas do pai da Alice e do Chapeleiro Maluco, e com isso, tiramos de lição que, tudo é possível, só é preciso fazer acontecer.
  • "Se você não sabe onde seguir, qualquer caminho serve", com essa frase, tiramos de lição que é preciso ter clareza do que quer, para fazer um planejamento sobre como chegar lá, e isso é muito importante para que a gente consiga fazer as escolhas certas, para alcançar nossas metas e objetivos.
Existem inumeras outras reflexões que o filme nos proporciona, mas que farei um outro post em determinado momento somente para destacá-las, sendo assim, mas para finalizar, deixo a conclusão do filme, que levarei para minha vida:  Decida fazer acontecer, entre desafios, seja a sua melhor versão e acredite que é possível.

E você, já assistiu ao filme "Alice no País das Maravilhas"? O que achou?

You May Also Like

0 comments