Tradutor

O ROSTO QUE PRECEDE O SONHO, Maurício Gomyde.

by - outubro 27, 2015

Autor: Mauricio Gomyde.
Ano: 2012.
Editora: Porto 71.
Páginas: 176.
Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam. Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood , a proposta de trabalho da sua vida, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...

Mais um livro do Maurício Gomyde aqui no blog, para quem ainda não leu a resenha dos outros livros, confiram os links: Ainda Não te Disse Nada e O Mundo de Vidro.

É um livro muito gostoso de ler. Uma leitura fácil, rápida e interessante. O modo como o Maurício escreve, é apaixonante, e eu adorei a construção dos personagens também. Dessa vez, o livro começa já contando um pouco do final, o que nos deixa um pouco confusos, até chegar a última página e pensarmos "Ah, então era isso". 

Conta a história de um compositor, o Thomas, que é rico e muito requisitado por Hollywood para compor trilhas sonoras de filmes, mas Thomas é bem humilde, e ele não aceita a maioria das propostas. Ele vive em um barco na marina, sozinho, depois de perder os pais em um acidente de avião, com seus amigos como vizinhos. Thomas fica se perguntando se poderia ter impedido a morte de seus pais, por causa dos sinais que recebeu naquele dia. Ele se sente culpado não só por não ter impedido que os pais embarcassem, mas também pelo fato de ter incentivado a viagem.

Thomas namorava a Helena, que o traia e termina com ele para casar com outro, depois disso, ele fica triste, solitário e vai se encontrar com o seu melhor amigo no Sebo/Café, lá ele afoga as magoas, mas também encontra uma bela mulher, que vira sua vida de cabeça baixo. A partir daí, Aurora, uma fotografa, que mora em washington e veio à trabalho e visitar o pai no Brasil, entra na vida de Thomas, o que considera uma encruzilhada da vida.

O mais instigante no livro é o segredo que Thomas carrega em todo o enredo, que nem Aurora e nem nós leitores sabemos qual é, apenas o melhor amigo dele. Só vamos descobrir o segredo juntamente com Aurora, e nos surpreendendo muito.

Eu não esperava por um final como teve o livro, mas mesmo querendo ter a chance de mudá-lo, eu gostei, pois achei que fez muito sentido para toda a história. 

È um livro que eu recomendo para todo mundo ler, ao menos uma vez na vida! 

"Há três coisas que jamais voltam; a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida".

You May Also Like

6 comments

  1. Oi Lidi!!! Tudo bem?
    Primeiramente parabéns pelo retorno!!! Que a gente possa colher os frutos do que plantamos! \o/
    Eu confesso que ainda não li os livros do Maurício, na verdade não sei se cheguei a comprar algum dele (acho que eu tenho justamente esse, não tenho certeza)
    Gostei bastante da sua resenha mas fiquei me perguntando se eu iria me sentir muito tempo perdida por saber que o começo tem a ver com final assim de cara. Se bem que agora eu já sei desse detalhe então não serei surpreendida, hehehhe!
    Quero ler esse que foi lançado pela Intrínseca, Surpreenda-me, é isso né? Gostei do booktrailer!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess, muito obrigada, parabéns pelo retorno também!
      Na verdade, isso de contar um pouco antes sobre o final é bem interessante, eu acho que você iria gostar, assim como eu gostei.
      Sim, estou com muita vontade de ler o novo livro dele, "Surpreenda-me", até porque o Maurício não cansa de nos surpreender! haha.

      Excluir
  2. Oinn, tenho boas lembranças deste livro, li ele há uns 3 anos atrás e lembro que amei a trama, assim como tudo o que li do Maurício até hoje.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não foram todos os livros dele que eu li e gostei, mas tenho muito mais pontos positivos para falar sobre os livros dele, do que negativos!

      Excluir
  3. Oie! Faz tempo que estou de olho nos livros desse autor, espero conseguir ler algum, um dia!
    Bjs, comenta por favor nesse post, vai ajudar muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/11/feitico-da-sombra.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver a oportunidade, recomendo que leia, pois vale a pena!

      Excluir