Tradutor

Curiosidades: Como conservar seus livros (?)

by - abril 08, 2013

Para nós, bookaholics, os livros não são apenas livros, são nossos bebês, são sagrados e queremos sempre o bem de todos eles, não é mesmo? Mas para isso, devemos ter cuidado com os nossos livros, limpá-los, colocá-los de maneira adequada na estante e sempre ter um local adequado para guardá-los, ou seja, o melhor local é a estante. Queremos que todos os livros durem para sempre, não importa os anos que eles estão guardados conosco, queremos sempre ter a oportunidade de rele-los ou até mesmo de só deixar na estante juntamente com os outros. Bookaholics adoram colecionar livros! 

Para conservar os seus livros, darei uma ajudinha, com algumas dicas para você seguir. Não esqueça, cuidar dos livros direitinho, é a melhor maneira. Vamos lá:

Cuidando do local onde guarda os livros
01. Dê atenção à espessura das prateleiras, pois livros demais tendem a forçar a estrutura.
02. Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.
03. Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros.
04. Limpe a estante com um pano úmido. Mas, evite passar produtos fortes, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.
05. Em estantes de madeira, opte por revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo.
06. Deixe sempre um espaço entre estante e parede, pois a parede transmite umidade aos livros. E a umidade traz fungos.
Cuidando dos livros
07. Lembre-se que o livro deve ser constantemente manuseado. O simples ato de virar as páginas oxigena o material, evita a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.
08. Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos. Isto impede a respiração adequada do papel.
09. Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa mais dano, que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo.
10. Faça uma vistoria e limpeza sempre que possível. Retire todos os livros, limpe-os com um paninho seco.
11. Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.
12. Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los reto.
13. Ao tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, isso danifica a encadernação. O ideal é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.
14. Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encardenação.
15. Os livros comprimidos nas prateleiras, induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins.
16. A melhor posição considera a ideal para um livro é a vertical. Livros maiores devem ter prateleiras específicas para isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.
17. Não coloque o livro à luz do sol direta. O sol desbota e entorta as capas.
18. Se for um livro antigo ou de maior sensibilidade, lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro.
18. Não utilize fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis no local aplicado.


You May Also Like

6 comments

  1. Adorei as dicas! Tento ao máximo cuidar dos meus bebes *-*
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Huuuumm, legal! :)
    Valw Lidi!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, dicas super úteis e varias eu já sigo.
    Sua estante esta cada dia mais linda.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, são como os filhos... fofos, mas dão um trabalho... :D
    Ótimas dicas!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  5. Vou por no meu blog ok?
    livros-belos-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir