Tradutor

Resenha - O gosto do Apfelstrudel

by - janeiro 13, 2017


Título: O gosto do Apfelstrudel | Autor(a): Gustavo Bernardo | Editora: Escrita Fina | ISBN: 9788563248176 | Ano: 2010 | Páginas: 85 | Classificação: 3/5

O gosto do Apfelstrudel é um livro simples, de leitura rápida e objetiva, onde encontramos o narrador em contato direto com o leitor, e ambos observando o personagem principal, o H, em uma cama de hospital, a beira da morte, relembrando os seus momentos de quando era jovem, seus momentos com sua família.

H tem certeza de que sua missão foi cumprida, ele foi um bom marido, um bom pai, teve uma boa infância e agora em que se encontra ao leito da morte, está orgulhoso de si, de seus filhos, seus netos e também de sua esposa, e a única coisa que deseja agora é que todos eles sigam o caminho sem tristezas.

O mais interessante do livro é que intercala as memórias de H com o presente, em que ele está morrendo, e por mais que não consegue dizer nada, por mais que tenha tantas coisas para dizer aos seus familiares para se despedir, não consegue emitir nenhum som, mas consegue ouvir de tudo e observar seus filhos conversando com os médicos, consegue escutá-los conversando com ele, contando sobre o dia-a-dia de cada um, fazendo com que ele tenha ainda mais certeza de que foi um bom pai, e que seus filhos já estão todos bem criados, podendo partir com orgulho.

“porque do lado de fora era o mundo e o mundo sempre é perigoso demais.”

É um livro bom, um livro que nos faz refletir, mas por mais triste que seja, não consegui me sentir conectada com o personagem a ponto de ficar triste, de chorar, como o autor sugeriu que aconteceria caso o livro fosse lido. Mesmo não sendo um livro favorito, recomendo para que todo mundo leia, e o leitura é tão rápida, que vale a pena dar uma chance ao livro.

"Se tudo é tão nítido, quem sabe? Não tem nada a perder tentando."

You May Also Like

2 comments

  1. Adoro livros curtinhos e rápidos de ler, esse parece bem legal, tenho um fraco por gente em coma, talvez eu leia, obrigada pela dica!!

    https://leiturasdeverao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Lidiane! Que premissa interessante, obrigada por compartilhar.

    cafeebonslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir