Tradutor

Um Ano Inesquecível - Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças

by - janeiro 10, 2016

Título: Um Ano Inesquecível.
Autoras: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças.
Ano: 2015.
Editora: Gutenberg
Páginas: 400.
Onde Comprar:    Saraiva   por R$21,90
Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas... E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar. Este é um livro sobre esses momentos doces e sensíveis que não se apagam da memória tão facilmente. Quatro contos, em quatro estações do ano, sobre jovens que passam por vivências e sentimentos intensos. Paula Pimenta nos leva em uma viagem de inverno. Babi Dewet conta como um outono pode mudar tudo. Bruna Vieira mostra a paixão brotando com a primavera. E Thalita Rebouças narra um intenso amor de verão. Histórias de um ano inesquecível que vão ficar para sempre!

Assim que anunciou o lançamento desse livro, eu fiquei louca para ler, precisava de qualquer jeito, 4 autoras maravilhosas, em um livro só. Confesso que eu queria mais o livro por ter um conto da Paula Pimenta, estou fazendo coleção de livros dela, mas não pude deixar de me animar também com a Babi, que eu gosto bastante como escritora e como pessoa, e com o da Bruna, que eu já tinha interesse em ler algo escrito por ela. Já a Thalita, eu nunca tinha ouvido falar, até anunciar o lançamento do livro e procurar sobre.

"Um Ano Inesquecível" é um livro de contos, em que se passa nas estações do ano, cada conto em uma estação do ano diferente. São histórias completamente diferentes, mas cada uma com seu toque especial, que se torna cativante para o leitor. 

O primeiro conto é o da Paula Pimenta, uma viagem de inverno. Em "Enquanto a Neve Cair", nos deparamos com uma personagem muito teimosa, que quer mostrar para todo mundo que sabe se virar sozinha, mas acaba sempre se metendo em confusão, mostrando o contrário do que realmente gostaria. Ela é apaixonada a muito tempo por um garoto que não está nem aí para ela, que só quer saber de farra, fica dando encima até mesmo das suas amigas, mas Mabel acredita que ele é apaixonado por ela, e nas férias, suas amigas resolvem ir para um sítio, e esse garoto também vai e o melhor, ele está solteiro, ela vê a oportunidade perfeita para dividir a barraca com ele e quem sabe começar um relacionamento sério, já que ambos se dizem apaixonados. Mas para sua surpresa, e tristeza, sua família resolve sair em uma férias em família no Chile e ela não poderá ir no sítio. Sendo assim, Mabel viaja junto com os pais e seu irmão, deixando para trás um sonho, que talvez seria realizado se não fosse a viagem que ela faz obrigada para um inverno repleto de neve no Valle do Nevado. Lá ela arruma muita confusão, faz de tudo para voltar e saber o que está acontecendo no sítio, e se surpreende com o que a viagem pode lhe proporcionar. 

O segundo conto é o da Babi Dewet, um outono decisivo. Em "O Som dos Sentimentos", nos deparamos com uma personagem totalmente focada nos estudos, que vai tentar Direito e precisa estudar todos os dias, pois ENEM e outros vestibulares estão próximos. Ana Julia, estudante do Ensino Médio, 17 anos, consegue um estágio para ganhar experiência na área que provavelmente irá exercer a profissão, mas ainda não tem certeza se é isto o que ela realmente quer, ou se faz por causa da pressão de seus pais. Indo para o estágio todos os dias, ela conhece João Paulo, um garoto de 19 anos, que fica na rua Paulista cantando e cativando todos com o seu carisma, inclusive Ana Julia, que prometeu não se apaixonar mais, depois do termino nada legal com seu ex. O primeiro contato dos dois começou errado, o garoto para chamar atenção dela, já começou cantando a música do Los Hermanos, música que ela odeia, pois tem seu nome e todo mundo canta quando ela se apresenta. Outro motivo por não gostar da música, é odiar músicas, Ana não consegue entender porque as pessoas gostam tanto, prefere ficar no seu podcast, que faz mais sentido para ela. Mas o João Paulo irá não só transformar seu ódio por músicas em amor, como também seu coração.

O terceiro conto é o da Bruna Vieira, uma paixão de primavera. Em "A Matemática das Flores", nos deparamos com Jasmine, uma garota que está no último ano do Ensino Médio, e que odeia matemática e flores. Sua mãe é dona de uma floricultura, e seu nome é de origem a uma flor, tudo é flores, e justamente por isso Jasmine as odeia. Em seu último ano escolar, ela não sabe se vai se formar, já que falta uma prova para finalizar o ano, e ela precisa tirar um 9 em 10, algo quase impossível para uma pessoa que não entende nada de matemática. Mas sua mãe e a escola vai interferir e fazer com que Jasmine tenha aula particular com seu professor de matemática, que Jasmine tanto odeia. Irritada por já estar com quase 18 anos e não conseguir tomar suas próprias decisões, Jasmine faz um trato com sua mãe, vai fazer as aulas, mas assim que fizer 18 anos, não quer ninguém tomando decisões para ela, quer tomar conta da sua vida. Portanto, ela vai em sua primeira aula, e surpreendentemente o professor que tanto odeia não poderá dá as aulas particulares, levando um substituto, um cara que fará a Jasmine se apaixonar por ele, e começar a entender um pouco mais matemática, mas como nem tudo são flores, as meninas que mais a odeiam na escola vai fazer de tudo para acabar com esse romance, já que um professor não pode se envolver com uma aluna. 

O quarto e último conto é o da Thalita Rebouças, um intenso amor de verão. Em "Amor de Carnaval" nos deparamos com três amigas, irmãs de outra mãe, Kaká, Inha e Tati são inseparáveis e foram para Búzios passar o Ano Novo. Tati é louca para ser famosa, e vai além dos limites para realizar o seu sonho, Kaká é sonhadora e quer se casar com um príncipe, Inha já é mais humilde nas suas metas e quer ser uma nutricionista bem sucedida. As três amigas acabam virando fofoca em sites de revista, o irmão da Tati, jogador de futebol para o time do Flamengo acaba se relacionando com a famosa  funkeira Kero-Kero, Tati então consegue com o irmão convites para passar o carnaval carioca de camarote, e leva com ela suas duas amigas para aproveitar um pouco da fama da namorada de seu irmão. Inha tão certinha, que não beija no primeiro encontro e não se apaixona a primeira vista, conhece um garoto que a faz ir além de seus princípios, mas todos nós sabemos que amor de carnaval não dura né? Ou sim?

 Os contos que eu mais gostei foram o da Paula Pimenta, e o da Bruna Vieira, mas os outros também foram muito bons, e eu recomendo a leitura de todos eles. O que mais fiquei incomodada foi com a imaturidade das personagens no último conto, o da Thalita, mas o final valeu super a pena. 

Confira aqui as resenhas de outros livros relacionados.
- Sábado a Noite - Babi Dewet

Este livro faz parte do desafio literário para 2016, com os títulos "Escrito por mais de um escritor" e "Um livro de contos", confira os outros títulos aqui

You May Also Like

7 comments

  1. Oi, Lidiane! Tudo bem?

    Que engraçado não ter ouvido falar da Thalita antes desse livro! Na minha adolescência ela bombava demais. rs Li muita coisa dela anos atrás. Adorei "Um ano inesquecível", é o próximo que resenharei. :)

    Vou dar uma olhada no seu desafio literário!

    Beijinhos,

    Thaís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís, tudo ótimo e com você?
      haha sério? Então eu que estou mal informada mesmo, vou procurar os livros que ela escreveu, vai que eu conheço algum!

      Estou adorando participar do desafio, me motivou a ler bem mais!

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ler esse livro, mas os livros delas sempre costuma ser um pouco carinho, e estou meio na crise, rs'. Adorei a resenha.
    Um abraço,
    http://juliet-in-crisis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È verdade, os livros delas costumam ser mais caro mesmo, uma pena, pois muita gente não tem oportunidade de ler por isso!

      Obrigada linda, beijos!

      Excluir
  3. Me dei de presente ess livro da Paula Pimenta e cia e estou curiosa para ler. Mas não conseguirei agora em janeiro, mas com certeza será no primeiro semestre desse ano. Beijos e parabéns pela leitura.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, que bom que resolveu comprar o livro, você não vai se arrepender!

      Excluir
  4. eu já li e amei muitooo. foi por esse livro que conheci a musica Ana julia de los hermanos kk acreditem se quiser, é muito legal rsrs. acho que vou ler de novo... eu queria saber qual é a musica de The lumineers que o João Paulo canta em o som dos sentimentos... alguem pode me dizer????

    ResponderExcluir