Tradutor

Resenha - Assassinato na Biblioteca

by - maio 22, 2011

ASSASSINATO NA BIBLIOTECA
Autora: Helena Gomes
Editora: Rocco
Nº de páginas: 256
A bibliotecária do tradicional Colégio Santa Maria, em Santos, litoral paulista, é assassinada justamente na manhã em que Igor, um garoto desajustado aos olhos da mãe e dos amigos, se esconde na biblioteca para matar aula. Para descobrir o assassino, ele se envolve numa trama de suspense, reviravoltas e novos assassinatos que estão ligados a um crime ocorrido há quase 40 anos, durante um período obscuro da História do Brasil: a ditadura militar. Neste romance juvenil eletrizante, Helena Gomes constrói uma trama cheia de questões que povoam o universo adolescente, aproxima o jovem da História recente do país e envolve tudo isso numa atmosfera de mistério, com grande habilidade narrativa.



Pode apostar, pela capa do livro eu não leria, não que a capa seja feia e sim que não passa a entender que a história seria boa e talvez por isso eu passei muitos outros livros na frente antes de começar a ler. Semana passada peguei o livro que estava aguardando para ser lido a tempos na estante e comecei a ler, me arrependi bastante por não ter lido antes, foi uma leitura diferente,boa, rápida e misteriosa.

A qualidade do livro é simples, como todos os livros que tenho da rocco, porém eu achei legal que quase todos os capítulos mostra o dia, a data, o mês e o ano e além disso o livro possui duas partes que são continuação, antes de chegar na segunda parte eu pensei que seria dividido em duas histórias, mais não foi.  No início da parte II possui um poema do Pitty/Peu Sousa que é muito legal, porque mostra qual o sentimento do livro, na minha opinião aquele poema fez o tipo do Igor, o principal.

Acredito que o livro não é muito conhecido entre os leitores, não me refiro somente os leitores do Página da Leitura, como também todos os leitores por aí. E quero mostrar como o livro é bom e diferente.

Assassinato na Biblioteca conta a história de Igor que odeia a cidade onde mora, Santos. Igor não só odeia a cidade como também odeia a escola e o seu padrasto a quem culpa pela morte de seu pai. Já nos primeiros capítulos, começa toda a tragédia, quando Igor vai a escola e tentar escapar das aulas fugindo para a biblioteca, onde fica sozinho com dona Conceição, a bibliotecária.

Por enquanto, Igor está entre os 30 corredores lotado de estantes de livros e quando volta dona Conceição foi cortada pela garganta, Igor se aproxima quando uma colega de classe grita e diz que foi Igor quem matou a bibliotecária a quem ele gostava e era a única que o entendia.

Depois da morte da bibliotecária, Igor tenta descobrir provas para provar que ele não foi o assassino e o melhor, Igor quer descobrir quem matou a bibliotecária da escola. Mais ai que está, mais mortes vem a tona, na mesma escola e as vezes em lugares diferentes, o garoto descobre uma fantasma, Lara, quem vai ajuda-lo a desvendar o mistério, mais Igor também descobrirá quem a matou.

Eu adorei o mistério do livro, em um mesmo livro teve mais que sete mortes para desvendar quem foi o assassino ou melhor, os assassinos e quando chega ao final, faz todo sentido! Eu recomendo e espero que se interessem pela leitura, porque realmente vale a pena.

You May Also Like

22 comments

  1. nossa, nunca ouvi falar desse livro, mas parece bem interessante, principalmente para leitura infanto-juvenil, bem legal ^^

    menina, n é que eu parei de visitar seu blog, eu parei de visitar todos! até o meu, rsrs, faculdade faz minha vida virar uma bagunça! vou tentar não sumir, rs

    bjao
    iza

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar nesse livro... Parece ser interessante, mas não gosto muito de livros desse tipo. :X
    Queria pedir desculpas pelo meu sumiço, estou estudando demais e para piorar ainda fiquei doente por esses dias... uashsausah.
    Beeeijos

    Marina - http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lid, nunca ouvi falar deste livro, mas já gostei pela sua resenha. Parece ser um livro bem legal e envolvente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Aah parece legal mesmo! Eu confesso que não leria se fosse ver só pela capa ou sinopse, sei lá! Acho que é a primeira resenha desse livro que encontro, muito boa!!!
    *-*
    Dona Conceição me veio uma senhora com uma ruga enorme no nariz, com óculos de vozinha e uma voz de bruxa... o.O

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Lidiane!
    Também concordo que se me deparasse com esse livro numa livraria não despertaria a minha atenção por causa da capa, mas não se deve julgar por causa disso, pois percebi que a história deve ser mesmo bem interessante e repleta de suspense.
    Adorei a sua resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  6. Adivinhei que vocês não conheceriam o livro e que não iria gostar da capa. huaha' mais eu gostei da historia e acho que vale a pena todo mundo ler e passar a opinião para as outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidiane eu li o livro , mais vou fazer um seminario no colégio e queria saber quem é o assassino, nao me lembro :/
      Bjsss / Luana

      Excluir
    2. Olá, não posso falar por aqui quem matou, se não haverá muitas críticas. Mas você pode me enviar um email, que eu irei responder haha. Beijos, precisar só avisar! ^^

      Excluir
  7. Não tinha ouvido falar nesse livro também, mas curti muito sua resenha parece ser uma boa história!

    Beijos, Kamila.

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Gostei da resenha!

    Mas posso dizer?
    Não gostei da capa!
    Hunf!

    Bjinhos
    Psiu!
    www.SilencioQueEuToLendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar, a resenha está ótima. Há vários leitores que gostam desse tipo de livro, que não é o meu caso. Eu já li "quem matou o livro policial" que é basicamente uma história parecida e não gostei. Mas valeu pela boa resenha.

    ResponderExcluir
  10. ja li este livro e achei muito legal a suavidade da escritora de narrar a ditadura militar de um jeito que oa jovens entenda o que acontaceu no BRASIL AMEI O LIVRO PARABENS A TODOS QUE PARTICIPARAM

    ResponderExcluir
  11. já li esse livro é muito massa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu ja li esse livro,e adorei a história.Tenho ele até hoje,gostei tanto que já o li mas de três vezes.....Igor e Lara....lindo : )

    ResponderExcluir
  13. Me apaixonei Pelo Igor Mais O Seu Único Amor è A Lara :( Adorei O Livro

    ResponderExcluir
  14. amei esse livro; todas minha amigas gostaram

    ResponderExcluir
  15. esse livro é muito bom, lembro do clima que estava em alguns dos dias que o li, chovia muito e com muito vento, eu ia para o quarto com o livro e acendia uma vela e lia, o clima combina com a leitura.

    ResponderExcluir
  16. Nossa já li esse livro ele é simplismente MARAVILHOSO, adoraria ler de novo!!!
    Há muito boa a resenha valeu!

    ResponderExcluir
  17. eu to começando a ler este livro e eu estou amando ><

    ResponderExcluir
  18. Nossa eu li este livro todo, gostei muito, não da pra parar de ler, é muito bom, eu recomendo !!

    ResponderExcluir
  19. Amo esse Livro... Ainda mais q é aqui de Santos kkkk .. o nome dela.. Lara meus nomes favoritos Lata e Luna :3

    ResponderExcluir