Tradutor

Como ler mais livros em 2016 (Técnicas para ler mais rápido)

by - janeiro 05, 2016

São tantos livros para ler, mas quem dera termos tanto tempo para nos dedicar a esses bens preciosos não é mesmo? Tenho livros na minha estante de 2 anos atrás não lidos ainda. Mas estou seguindo os métodos abaixo e já consegui me adiantar muito nas leituras, logo não terei mais livros acumulados na estante que ainda não foram lidos. 


1. Leia um livro por vez. 
Quando intercalamos dois ou mais livros, fica mais dificil se lembrar dos detalhes, ou de terminar a leitura, o tempo que você parou para ler um segundo livro, seria o tempo necessário que você usaria parar terminar o primeiro, podendo assim começar o segundo livro, e não ter confusão entre uma história e outra. Algumas pessoas conseguem ler vários livros ao mesmo tempo, e terminar todos rapidinho, mas nem todas as pessoas são assim, o mais recomendado é ler um livro por vez, e se dedicar apenas aquele livro. 

2. Dedique um tempo á leitura.
Você não precisa estabelecer horários para ler, afinal, ler não é um trabalho, mas um hobby, nem as pessoas que trabalham apenas com livros deve estabelecer horários, para não tornar a leitura cansativa, e não prazerosa como deve ser. Mas o que deve ser feito é, quando você resolver ler o livro, vá para um local confortável, longe de TV, celular, computador, qualquer aparelho eletrônico, e se puder, se isole um pouco de tudo e todos, não fique em um local com outras pessoas conversando, escutando musica, ou fazendo qualquer barulho. 

3. Não leia em voz alta.
Sabia que a fala é mais lenta que a visão? Algumas pessoas tem a mania de ler em voz alta, porque dizem entender mais o que está lendo, eu também fazia muito isso. Mas o que nos faz entender menos o que estamos lendo é a falta de concentração, e não se estamos lendo em voz alta ou não. Então comece apenas passando o olho pelo que você está lendo, com atenção, que sua leitura irá fluir bem mais do que ler em voz alta. 

4. Aumente cada vez mais o número de páginas lidas.
Como eu disse anteriormente, ler não é para ser algo forçado, mas sim prazeroso, então você deve ler o número de páginas que conseguir e/ou tiver vontade de ler, mas seria bom se você estabelecesse um número de páginas que devem ser lidas por dia, e depois ir aumentando mais o número. Tipo assim: Você lê todos os dias 50 páginas, não menos que isso, e em um outro dia você lê 100 páginas, outro dia 150... Para ir se acostumando ler cada vez mais, quem sabe terminar o livro todo em um único dia?!

Essas foram algumas dicas para vocês, se souberem de mais dicas que leram por aí ou que vocês fazem, não deixem de comentar, vai ajudar muito a mim e acredito que a outras pessoas também!

You May Also Like

6 comments

  1. Oii Lidiane!

    Como estou trabalhando fica meio difícil ter um tempinho para ler, mas sempre tento arranjar um tempo ;)
    As suas dicas foram ótimas! Acho bem irritante gente que lê em voz alta hahaha

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila!

      Também estou sem tempo para ler, mas esse ano pretendo ler bem mais que ano passado!

      Beijos.

      Excluir
  2. Oii Lidiane!

    Como estou trabalhando fica meio difícil ter um tempinho para ler, mas sempre tento arranjar um tempo ;)
    As suas dicas foram ótimas! Acho bem irritante gente que lê em voz alta hahaha

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Boas dicas para quem se interessa em ler mais rápido. Minhas leituras mudam ao longo do ano e da disponibilidade de tempo, mas não costumo ler em voz alta e muito dificilmente eu leio mais de um livro por vez, não consigo me concentrar na história direito hahaha
    Parabéns pelo post!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito boas essas dicas, mas acredito que cada leitor tenha suas próprias manias e técnicas de leitura; por exemplo conheço muita gente que assim como eu lê mais de um livro ao mesmo tempo e dessa fora a leitura flui mais rápida pq qnd uma das leituras cansa a mente ou chega em uma parte mais enrolada, costumo dar um tempo e ir para outra fazendo assim que no fim do mês eu conclua mais títulos que de outra forma. Mas enfim o importante é tentar ler por prazer, mesmo os de parceria se bem escolhidos são prazerosos.
    Beijos linda e sucesso na diminuição da pilha de não lidos, também estou com essa meta.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, cada um se adapta da melhor forma, para fazer com que a leitura se torne prazerosa e mais rápida!

      Obrigada linda, pra você também, beijos!

      Excluir