Tradutor

RESENHA - Rato de Biblioteca, Paulo Natanael.

by - setembro 29, 2013

Título: Rato de Biblioteca
Número de páginas: 278
Autor(a): Paulo Natanael
Editora: Dracaena
Comprar:  Saraiva    Cultura   Amazon 
"Abduzido à louca viagem nas páginas de contundente saga. Não era a Biblioteca, foi meu pensar recriando o paraíso sobre o paradisíaco. Tudo quebrantou abaixo de mim, e não pude evitar a sordidez. Não pude conter o solo negro rachado. Havia construído um céu... Cria que o céu chorou sobre mim. Mas foi fantasia. Foi eu quem chorei, e minhas lágrimas tempestuosas caíram sobre o céu, o meu céu, que era de papel. Pingaram sobre minhas escritas, sobre o grafite, sobre a tinta... Mancharam as páginas, manchada estava minha vida. Rasgou-se, rasguei-me. Cada rasgo se desfez em mais pedaços, que caíram como flocos de neve sobre terra negra. A cada nova lembrança de cinzas, os flocos caíam esfumaçando. Inesperadamente surgiram centelhas, seguidamente caíram brasas. Papéis desceram como fogo, caindo em larvas, rachando o solo negro já pútrido e envidraçado, isolando-me na ilha de ilhas entre o magma, no obscuro e solitário mundo arredio, do pessimismo e da desesperança, do contentamento e da conformidade. Não havia olhar além, tampouco aquém. Se não nascia de novo, conforme desejei naquela caverna gelada, morria. Ao contrário do fruto brotando, da planta germinando, não emergia. Sucumbia o Rato imergente, no solo onde brotou a rosa... Estava afundando, tendo minha carne agredida por aquele solo envidraçado, de reflexos escuros, onde vi refletir os poetas mortos e seus cavalos negros, cavalgando em minha direção. Caí aos pés do inimigo, rosto no pó, poeira levantada, braços abertos, rodeado de cruéis desvirtuados, salafrários, designados, ardis, nebulosos. A vida matou-me! Descobrir mundos nesse mundo é mais que satisfação, é descobrir que fronteiras e horizontes desconhecem certos limites. Ultrapassá-los é questão de tempo."

Rato de Biblioteca é um livro que mostra mundos diferentes. Os ratos e os humanos, mas no fundo são todos iguais, com a mesma ignorância, matando uns aos outros pela sobrevivência. É um livro que faz refletir, com frases filosóficas, e citações de grandes filósofos como Aristóteles, Comte, etc..

Temos como narrador o próprio personagem, um rato, que descreve a sua visão do mundo, dos humanos e seus pensamentos. É um rato inteligente, que está sempre pensando no melhor, e toda a sua inteligência, é por causa dos livros, são os livros que o faz ser um rato diferente de todos os outros ratos, ser um rato melhor. Ele é um rato de bueiro, mas vive em uma biblioteca, escondido entre os livros, sua paixão. 

Na biblioteca, o rato pode fazer tudo o que ele adora, observar e ler. Ele observa todos que entram na biblioteca, e distingue como aquela pessoa vive, se ela está feliz ou não, mas o que ele mais observa, e ajuda também, é a mulher que ele ama. Sim, o amor da sua vida é uma humana. Ele sabe que ela é solitária, triste, assim, resolve ajuda-la, mandando-a recados através dos livros.

Mas a história não fica apenas nisso, quem lê, terá grandes surpresas, pois os ratos de bueiros estão organizando uma guerra para derrotar de vez os humanos, aqueles que comem seus queijos, que os matam a sangue frio, aqueles que só deixam para eles a sobra, e o rato inteligente, que vive na biblioteca será eleito o príncipe, o escolhido para liderar a guerra, mas o rato não quer que essa guerra siga adiante, então terá de arrumar um modo para os outros ratos lideres mudarem de ideia quanto a isso.

É um livro excelente, com a narrativa bem gostosa de ler, um livro curto, com capítulos curtos, e uma história diferente, fascinante, em que todos deveriam ler.

You May Also Like

8 comments

  1. Oii Lidi!
    A história de ser contada por um rato que gosta de livros e a paixão por uma humana me lembrou um pouco o filme o ratinho Despereaux >.<, rs. Admito que só de ler a sinopse me apaixonei pela escrita do livro, é exatemente o jeito que gosto de ler! É definitivo: Preciso do livro. Ele me parece bem interessante, tenho que dizer. Além da capa ser linda né?
    Bjsss ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar sobre esse filme haha. Mas o livro é ótimo sim, e a capa é muito linda.

      Excluir
    2. Olá Livi!

      Acredito que você vai se apaixonar pela história do livro Rato de Biblioteca. Ele tem conquistado muitas pessoas.

      Paulo Natanael Nogueira
      Autor de Rato de Biblioteca

      Excluir
  2. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Queria ter ido no evento , parece que foi bem legal
    Quero muito ler o livro , amei a resenha !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo. =)
      O evento foi muito bom, uma pena você não ter ido.
      Obrigada, leia mesmo!

      Excluir
    2. Oi Poliana

      Te desejo uma ótima leitura!

      Paulo Natanael Nogueira
      Autor de Rato de Biblioteca

      Excluir
  3. Oie tudo bom?
    Querida tenho um blog por incentivo do meu professor e ele pediu para colocarmos no blog algo sobre livros ou cultura ,gosteii desse blog porque me ajudou muito!!
    Beijinho =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita!

      Aproveite para se informar mais sobre o livro Rato de Biblioteca no site da Editora Dracaena. E, se desejar, você pode aproveitar a promoção de Natal feita pela Cia dos Livros.

      Paulo Natanael Nogueira
      Autor de Rato de Biblioteca

      Excluir