Tradutor

Como incentivar seus filhos, sobrinhos, netos á lerem....

by - agosto 20, 2013

Olá, recebi alguns emails, de adultos perguntando como poderiam incentivar seus filhos, sobrinhos ou netos a gostarem de ler, me pediram sugestões de livros que através da leitura, poderia despertar o interesse de ler mais um, e por aí vai. Incentivar crianças a ler é mais fácil do que incentivar adolescentes, pois os jovens hoje em dia não tem o mínimo interesse em ler um livro, nunca pegam para ler por vontade própria, somente leem quando é por obrigação, para fazer prova na escola (e mesmo assim, muitos só leem o resumo do livro, por pura preguiça)... É difícil, mas não impossível e com as dicas abaixo você saberá ao certo o que fazer para que essa(s) pessoa(a) crie o hábito de ler.


DICAS:

  1. 1. Para encantar as crianças, é essencial brincar com o livro. Procurar livros com muitas ilustrações, representando a história do livro, assim irá despertar a curiosidade sobre a história. Ler para elas antes de dormir também é uma ótima forma de incentivar a lê-la.
  2. 2. Procure saber os gostos da pessoa antes de dar um livro a ela, procurar saber o gosto dela por filmes, musicas e qualquer assunto é uma ótima maneira de acertar no livro, fazendo a gostar da história. Assim, dê livros de presente.
  3. 3. Comece com livros curtos, de 200 páginas, por aí, pessoas que não tem o hábito de ler não irão aceitar livros grandes logo de cara.
  4. 4. Procure incentivá-la a ler sagas, pois possuem muitos volumes, fazendo a querer sempre ler o próximo volume.
SUGESTÕES DE LIVROS:
 1. Clarice Bean - Lauren Child
Foram os livros que me fizeram engatar na leitura, e entrar para esse mundo maravilhoso dos livros, eu amo essa coleção, já li e reli muitas vezes, tantas vezes que eu perdi a conta. São livros de menininhas, então a sugestão da coleção Clarice Bean vai mais para a meninas.
 2. Harry Potter - J.K Rowling
Não poderia deixar faltar o famoso Harry Potter não é mesmo? Essa coleção devia estar em primeiro lugar, pois muitas, muitas pessoas mesmo criaram o hábito e o gosto pela leitura por causa desse bruxinho aqui. Mas resolvi colocar os que me fizeram gostar de ler primeiro. Todos são apaixonados por essa coleção e vale muito a pena comprá-los para presentear alguém que você queira incentivar a ler.
 3. Percy Jackson - Rick Riordan
Percy Jackson é uma coleção muito admirada também, muitos leem os livros do Percy, e são leitores fieis e fanáticos a esse Semideus, se não começaram com Harry, provavelmente começaram com Percy, eu adoro a coleção, recomendo bastante.
Irei recomendar somente esses, que são os mais importantes, mas é claro que existem muitas pessoas por aí que começaram com outros livros, a dica mais importante é estar sempre de olho nos gostos do seu filho, neto, sobrinho, ou qualquer pessoa que seja, leva-a para assistir um filme baseado em livros, e se ela adorar, dê o livro de presente, já que todo leitor prefere sempre o livro, fará ele/ela gostar mais da história detalhada do livro. Dê também HQ, Mangá, existem diversas formas de incentivar a leitura, basta saber explorá-la.

You May Also Like

4 comments

  1. Com certeza Percy Jackson foi uma série que marcou muito pra mim ;D
    Que legal esse post, o hábito de leitura tá cada vez mais difícil, mas espero que no futuro mais jovens e adolescentes possam gostar de ler!
    Bjssss ;*

    ResponderExcluir
  2. ótima dica! Precisamos influenciar as crianças, e a melhor maneira de fazer isso é proporcionando um leitura que vai agrada-las, assim o interesse delas aumenta e não para mais.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    LerparaDiverir

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Hahaha , é muito importante incentivar a
    leitura aos pequenos .
    Amei as dicas !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir