Tradutor

Resenha - Um Dia

by - agosto 13, 2011

Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Nº páginas: 416
Classificação:
Onde comprar: Submarino, Saraiva
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

È difícil falarmos de um livro que gostamos tanto, e é ainda mais difícil falar de um livro que pensamos que iríamos gostar mais acaba decepcionando mais do que o imaginado, então, foi isso o que aconteceu com "Um Dia". Eu consegui encontrar vários pontos positivos e negativos na história, e vamos separar por partes. Os pontos positivos começaram com a qualidade e narração do livro, que foram ótimos, a única narração em terceira pessoa que eu achei mesmo incrível, o azul metálico na capa me fez ainda mais querer ler, só que a história não foi boa.

Cada capítulo começa com o dia 15 de Julho do ano seguinte, isso foi bem criativo da parte do autor, mais não ficou tão legal quanto eu imaginei pois sempre que termina os capítulos eu fiquei bem nervosa e confusa para saber sobre o dia seguinte, mais não tinha o dia 16 de Julho e o que eu mais queria entender era como Dexter e Emma não viram o óbvio durante 20 anos? Eles são apaixonados um pelo outro e demorou 20 anos para descobrirem isso, confuso não? Eu esperava mais do livro, esperava mais não só da história como dos personagens, Dexter é um completo idiota, não consegui gostar dele, mais quando os dois estão juntos(Dex e Em) o livro fica bem mais legal, adoro ver quando os personagens estão conversando, ou melhor, estão juntos. Mais os dois não conseguiram me convencer com a vidinha diferente de cada um.. Dexter é um bêbado mimado e rico que depende de Emma para tudo, e Emma é pobre que tenta se dar bem com a vida.

Eu não posso deixar de destacar o melhor do livro, que foram as cartas, bem o livro poderia ser eles se comunicando só pelas cartas, pois isso eu adoro e acho bem interessante, eu cheguei a gostar de Emma e Dexter no ínicio do livro, eles são apaixonantes no começo, as cartas são irresistíveis, mais depois quando soube a história de vida de cada um, não me interessei mais e acabei me enrolando na leitura.

Enfim, eu queria tanto ter gostado do livro, mais mesmo não gostando, não me arrependo de ter lido pois são assim que sabemos quais livros recomendar para os leitores.. Recomendo para quem gosta de histórias românticas de um jeito diferenciado, se é que me entende, cheguei até achar que o livro foi um pouco clichê, mais não posso deixar de lembrar que também teve vários pontos positivos na história, que eu gostei muito.

You May Also Like

16 comments

  1. A ideia do livro parece bem bacana e original. Mas não sei se gostaria de lê-lo. Não costumo gostar muito de livros que trazem somente romance como foco da trama. Mas quem sabe um dia, se eu tiver oportunidade.
    Adorei a resenha, ficou ótima e muito sincera :)
    Beeeijos

    Marina Oliveira
    http://distribuindosonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. @Marina Oliveira È um livro bem diferentes dos outros, a ideia que o autor criou é ótima, mais também não gosto de romance em foco deste jeito.. espero que você goste quando lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Eu demorei pra gostar dele, no começo fiquei me perguntando porque tanto bafáfá, mas depois fui me apaixonando pela história dos dois, pelos defeitos deles que os tornaram tão reais.
    A narrativa dispensa comentários, né? O David mandou bem demais!

    Beijos xx
    http://sunriseshere.com

    ResponderExcluir
  4. Este livro me intriga bastante...Tem gente que adora, mas outros nem tanto...Fico em dúvida se devo ou não ler, pq tenho medo de me decepcionar...
    Mas um dia quem sabe, ainda eu leia para ver o que acho...
    Beijoss:)

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler esse livro, pq tem muita gente falando maravilhas dele e a sinopse parece ser bem interessante.
    Mas, que pena que vc não gostou muito dele né Lidi? Fazer o que? tem livro que realmente deixa a gente meio decepcionada. Aconteceu comigo em "Sangue de Tinta", pensei q ele fosse melhor que o primeiro, mas achei que tinha muita enrolação, demorava muito pra acontecer algo realmente interessante, já que tinha uma enormidade de páginas, as letras eram miúdinhas, me davam dores de cabeça na hora de ler, enfim, demorei horrores pra terminar de ler o livro e ainda por cima nem sei qndo vou postar a resenha dele, pq não to afim de fazê-la.
    É assim mesmo, as vezes a gente coloca muita expectativa num livro e ele não consegue preencher nem a metade!
    Mesmo assim a sua resenha ficou boa. beijin.

    ResponderExcluir
  6. Gilciany a obrigada, fico feliz que tenha gostado.. Mais é assim mesmo que acontece, acabamos tendo várias expectativas mais nos decepcionamos!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Lidi, pois este é um livro que quero muito ler. Mas concordo com você (apesar de não ter lido), que você ler algo que acontece num dia, você quer saber o que acontecerá no outro dia... Mesmo assim, um dia espero ler ele. Você não é a unica que levantou esses itens negativos... é bom saber a realidade de cada livro. bJinhos.

    ResponderExcluir
  8. Fernanda è mesmo, mais quem sabe você goste do livro né, todo mundo adorou só eu que não gostei. haha'

    ResponderExcluir
  9. Olá Lidiane,
    Então já vi um montão de resenhas sobre esse livro. Alguns gostam outros não. O que eu faço agora?!
    Beijos
    @ElysannaLouzada

    ResponderExcluir
  10. Elysanna Louzada Oi, fico feliz que você visite o meu blog, obrigada!!

    Então, eu acho que você deve tirar suas próprias conclusões sobre o livro e para isso você vai precisar lê-lo.. quando ler me fale o que achou, porque como você disse, está muito dividido os gostos dessa leitura.

    ResponderExcluir
  11. Vim comentar nesta resenha pois acabei de comprar o livro com a capa do filme e vi que voce tinha feito esta resenha, vim saber sua opinião. Pelo visto comprei o livro errado. Gosto de suas opiniões (já te disse isso) porque são verdadeiras e isso é muito importante para dar credibilidade no blog.
    Bem depois de ler o livro volto aqui para falar o que achei dele.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  12. Vim comentar nesta resenha pois acabei de comprar o livro com a capa do filme e vi que voce tinha feito esta resenha, vim saber sua opinião. Pelo visto comprei o livro errado. Gosto de suas opiniões (já te disse isso) porque são verdadeiras e isso é muito importante para dar credibilidade no blog.
    Bem depois de ler o livro volto aqui para falar o que achei dele.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  13. aah, obrigada, fico muito feliz com isso, eu quero o livro com a capa do filme, é lindo!
    Mesmo eu não gostando dele, a história, espero que você goste, assim você não vai se arrepender de ter comprado.

    ResponderExcluir
  14. Oi Lidiane, acabei gostando muito do livro, acho que porque os personagens tinham a minha idade e me lembrou de muita coisa que já vivi. Também gostei do realismo da história, a maioria dos livros que lemos hoje são de fantasia e um livro assim tão "Real" me empolgou. Mas adoro isso de cada livro gerar emoções diferentes nas pessoas.
    um abraço
    Gisela - Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  15. Opa! Emoção pura quando eu encontro alguém que não gostou do livro.
    Já tinha conversado com a Lidiane no skoob sobre o livro.
    Bom, leitura muito massante. O começo dá para digerir, mas depois fica muito chato. Eu ainda não terminei de ler o livro, pois estou enrolado para continuar. Mas as poucos eu termino ele.

    Bjus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, temos a mesma opinião sobre o livro e eu também enrolei muito pra continuar.

      Excluir