Tradutor

Entrevista com Eliane Quintella

by - agosto 29, 2011

Olá pessoal, hoje começaremos uma nova sessão aqui no Page reading. Eu, Fernanda, postarei quinzenalmente entrevistas com autores e donos de blogs. E para iniciar a nova sessão, a entrevista é com a Eliane Quintella, autora do livro Pacto Secreto.  Vamos á entrevista?
IMG_3694-2
1- Você sempre sonhou em escrever um livro? Quando foi que a vontade surgiu?
Desde que eu me lembre em querer ser alguma coisa, essa alguma coisa era ser escritora. Tão logo aprendi a ler, comecei a devorar os livros, tão logo aprendi a escrever, passei a escrever contos e poemas, e é por tudo isso que acredito que a vontade de escrever já nasceu comigo. Eu sempre tive essa atração por suspense e sobrenatural, provavelmente herança do meu amado pai com quem eu assistia desde muito nova a filmes de suspense e terror -  Um corpo que cai, Janela Indiscreta, Triângulo das Bermudas, O Retrato de Dorian Gray, entre outros - além de me emprestar seus fantásticos livros de suspense. Eu era muito nova quando assisti aos filmes e isso, desde logo, refletiu nas minhas primeiras redações que tinham um quê de sobrenatural e suspense. Eu publiquei um poema no jornal do bairro em que morava (acredito que tinha uns 11 anos) no qual eu dizia que eu queria ser escritora de suspense quando crescesse.

2- Quais suas inspirações para escrever? Alguma música, ambiente, horário, outros autores?
Você deve escrever sobre algo que te interesse, que te instigue a querer saber mais, que te envolva completamente e que sufoque todos seus pensamentos. Assim, a inspiração pode vir de um personagem instigante de um filme ou de um livro que prenda completamente sua atenção, como também pode vir de uma cena de cotidiano que de alguma forma te afetou profundamente. Por isso, o que me inspira tem muito a ver com o que eu gosto e com o que me interessa. Eu adoro suspenses e, por isso, minha tendência é escrever histórias que tenham suspense, pois eu acho fascinante. Histórias de amor eu gosto, mas não são por elas que meus olhos brilham forte.

3- Ao escrever um livro, quais as suas maiores dificuldades (por exemplo: escolha dos personagens, época, finalizar a historia) ou depende da história, do momento em que estiver escrevendo?
Eu acredito que o escritor tem um grande trabalho a fazer de pesquisa e essa pesquisa deve ser muito bem feita. Acredito que a pesquisa tenha sido meu maior desafio. Eu tive que ler muito sobre pacto com o diabo para escrever o livro, desde histórias fantásticas contadas na Internet e em filmes, até textos e livros sérios a esse respeito. Eu também pesquisei bastante sobre tetraplegia para criar a personagem Sara e, inclusive, compreender sua rotina e limitações. Mas é tudo muito natural e uma coisa puxa a outra. Então, você um dia está pesquisando sobre pacto com o diabo e começa a ler sobre Lúcifer e se interessa  a respeito e quer saber mais. Descobre que Nietzsche tem uma filosofia interessante e começa a ler livros desse filósofo. Tudo é muito natural e prazeroso. A verdade é que o escritor é um artista e ele precisa, tal como faz o ator, viver o personagem, a história e a trama. Por isso, o escritor precisa deixar tudo fluir naturalmente no processo de criação que encontrará a resposta para tudo que precisa. Para quem quer escrever, eu recomendo deixar-se levar pela pesquisa, por seus interesses, e, principalmente, por sua imaginação. Ainda recomendo ao escritor ser independente e corajoso e escrever com sua alma, sem barreiras, medos, tabus ou receios. A beleza de criar é que você pode criar o que quiser. Contudo, só é possível essa completa doação, se o escritor realmente amar escrever e se interessar pelo assunto do seu livro.

4- O seu livro Pacto Secreto é de fantasia. Quais livros de fantasia que são os seus favoritos?
Acredito que a fantasia criada por Edgar Allan Poe.

5- A historia de Pacto Secreto é centrada em Valentina, que tem uma irmã a qual passa a sofrer muito após um acidente. Valentina quer ajudar a irmã e diante disso fica diante de assinar ou não o Pacto. Com esse breve resumo podemos ver que a história é forte, envolvente. Você se baseou em algum fato real para a construção desta história?
Não de jeito nenhum. É pura imaginação que deixei voar solta.

6- Pacto Secreto terá continuação? Quais seus próximos projetos que seus leitores poderão conferir?
Sim, eu já escrevi o segundo livro da saga, PRAZER SECRETO, e o terceiro, HISTÓRIA SECRETA que solucionam todos os mistérios do livro. Há muitas ideias borbulhando no meu cérebro, mas uma especificamente está ganhando mais contornos e será um suspense recheado com bastante drama psicológico.

7- A Bienal está chegando, estará lá? Se sim, em quais datas?
Estarei na Bienal Carioca no dia 07/09, das 13hs às 16hs, no stand da Editora Novo Século (Pavilhão Azul, K14 - em frente ao auditório).

8- Muito obrigada Eliane pela entrevista. Deixo este espaço para sua mensagem final.
Sou eu que agradeço pelo interesse do blog e pela entrevista.
Aos meus leitores que estiverem em terras cariocas eu gostaria de vê-los ao vivo e a cores no dia 07/09 e agradecer por prestigiarem PACTO SECRETO e dizer que PRAZER SECRETO vem por aí para esquentar a trama!

Três regras haviam sido reveladas à Valentina. Mas, Valentina não sabia se existiriam outras regras que lhe teriam sido ocultadas. Ela tinha certo em seu coração que precisava ter seu pedido atendido. Era o que havia de mais importante para ela. Ela precisava decidir se assinaria ou não o pacto. É a pergunta que não se cala.Será que Valentina deveria assinar o pacto sem ter certeza do que estava em jogo? O que realmente assumiria, se assinasse? E você, assinaria o pacto? Em troca, teria o que você pedisse. Poderia ser qualquer coisa…

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para quem quiser conferir o blog dela, acessem: http://pactosecreto.wordpress.com/
Espero que gostem e quem tiver sugestões, é só deixar nos comentários. Grande abraço a todos!

You May Also Like

15 comments

  1. Muiiiito legal essa entrevista =)
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. Aline: obrigada. Que bom que gostou...aguarde que de 15 em 15 dias teremos entrevistas para vocês. :)

    ResponderExcluir
  3. Lidiane Andrade29/08/2011, 14:19

    Fê, você começou muuuito bem como colunista na sessão de entrevistas, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista Fernanda! Já li o livro da Eliane Quintella, Pacto Secreto, e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Lidi: nossaa...tua opinião é muito importante para mim, adorei saber que vc gostou..bjinhos.

    ResponderExcluir
  6. Vanessa: obrigada pelo elogio. Bjuss

    ResponderExcluir
  7. A entrevista ficou muito boa, Fê! Estou com o livro da Eliane aqui e morrendo de vontade de lê-lo, rs'


    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    P.S.: Lá no título está como "Elaine", dê uma olhadinha, hehehehe :D

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo fala mega bem desse livro da autora. E ela é uma graça também, adorei a entrevista. Muito bem feita! Parabéns.

    beijos e boa semana querida.

    ResponderExcluir
  9. Amanda, obrigada por avisar.. já trocamos o erro no titulo!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda, bem vinda querida...
    Quero parabenizá-la pela mara entrevista, adorei.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  11. Oi Lidi! Adorei a novidade!
    Muito boa a entrevista! O livro é bem legal!!
    Bjooo!

    ResponderExcluir
  12. Amanda: obrigada pelo elogio. bjuss.

    ResponderExcluir
  13. Kivia: o livro e a autora conquistam né? Bjuss.

    ResponderExcluir
  14. Gilciany: obrigada pelo carinhoso comentário. Bjuss

    ResponderExcluir
  15. Angélica: agradecemos sua visita!! Bjuu

    ResponderExcluir