Tradutor

O que toda resenha deve ter...

by - dezembro 22, 2015

Resenha é uma descrição feita com detalhes sobre determinado assunto, É bom lembrar que resenha não é um mero resumo, é mais que isso, deve apresentar mais informações e criar o interesse do leitor. Para uma resenha de cosméticos, deve-se mostrar fotos e argumentos do porque usar o produto, deve apresentar o lado positivo e negativo, e também deixar claro para que serve determinado produto. Com os livros não são muito diferentes, deve-se apresentar o lado positivo e negativo, expor sua opinião, e explicar de forma clara do porque chegou a ela, para "convencer" quem está lendo a sua resenha e se interessar não só para o que você está escrevendo como também em ler suas outras resenhas. 

O QUE NÃO PODE FALTAR EM UMA RESENHA

Vamos falar sobre o que não pode faltar em uma resenha de livros, mas este post pode servir como base para todas as resenhas.

+ Não pode faltar as informações principais, que seria o Titulo da obra, nome do autor, número de páginas, nome da editora. E se quiser, o que eu acho bem legal para ficar uma resenha mais rica, coloque o link para algum site de compra, e também o ano de publicação da obra.
+ A sinopse do livro não pode faltar de forma alguma, procure colocar uma sinopse bem pequena, só para o leitor ter a oportunidade de não só ler sua resenha, mas também ler a sinopse do livro. Tem pessoas que lê a sinopse, e somente se gostar da sinopse lê o que você tem a dizer sobre, então é bom colocar uma sinopse que deixa claro como o livro é, mas não muito extensa, para o leitor ter o interesse de continuar lendo sua resenha.
+ Logo depois comece escrever sua resenha, o tamanho pode variar muito, sobre o que você tem a dizer sobre o livro, mas procure dividir os parágrafos da maneira correta. No primeiro parágrafo você começa falando um pouco sobre o livro, mas com suas palavras, vai aprofundando sobre o que você mais achou interessante na história, coloque novos parágrafos com os pontos positivos e negativos, não deixe ficar com parágrafos muito grande, pois pode tornar a leitura mais cansativa. 
+ Não dê spoiler, de forma alguma, e se caso tiver algum spoiler na sua resenha, avise para o leitor antes de começar escrever sobre. Deixe o leitor com o gostinho de "quero mais", então se caso o livro tiver um grande segredo envolvido, dê uma dica sobre, mas em momento algum fale qual é o segredo.
+ Para concluir sua resenha, dê a sua opinião geral sobre o livro, fale o que te incomodou(se tiver algo), o que fez você gostar e se você recomenda ou não a leitura para todos. 
+ Leia a resenha toda, confira os erros de português, e se tiver em dúvida com qualquer palavra, pesquise para saber se é a forma correta de escreve-lá. 

Com isso você vai conseguir novos leitores, editoras interessadas em mandar seus livros para resenha, e autores interessados também. Não esqueça que o segredo está em ser bem claro com o que você está escrevendo, e ser sincero, até porque se você resenhar positivamente sobre um livro que não gostou, ficará bem forçada sua resenha, e o objetivo é ser sincero com o que você resenha. 

You May Also Like

0 comments